Três adolescentes mortos em 18 dias. O assunto levantado na noite do dia 26 de fevereiro, em sessão na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo pelo vereador Dr. Armando Marins (PR) resultou em uma proposição conjunta exigindo que o Governo do Estado crie mais um batalhão de Polícia Militar no município. Os vereadores também vão exigir do 7º Batalhão e das delegacias regionais mais segurança e esclarecimentos sobre os crimes contra adolescentes.
De acordo com pesquisa realizada pela UERJ em parceria com a UNICEF, através do IHA (Índice de Homicídios na Adolescência), São Gonçalo ocupa o 3° lugar do Estado no assassinato de crianças e adolescentes. O município é o 8° no ranking nacional. Presidente da Comissão de Assuntos da Criança e do Adolescente, Dr. Armando Marins fez uma leitura forte e emocionada, e o anúncio da presença de Gilciléia Ramos de Souza, mãe de Gilcilene, de 12 anos, assassinada no dia 04 de fevereiro, no bairro Jardim Bom Retiro, sensibilizando a todos os presentes.
“Será essa uma prática comum em nossa cidade? Há de que se orgulhar, senhoras e senhores? Nós definitivamente não cuidamos do nosso futuro. Estamos ceifando a vida de nossa esperança, nossa alegria, acabando com famílias inteiras. Não podemos nos abster, ignorar ou simplesmente fechar os olhos para essa realidade. Também não podemos transferir a responsabilidade. Só nos cabe o direito de cobrar das instâncias superiores quando tivermos esgotados todas as formas de frear essa violência. “Mataram meu anjinho”, “Mataram meu anjinho”, esses foram os gritos de Gilciléia ao tomar ciência do assassinato da filha. No Município de São Gonçalo se mata”, declarou o vereador.
Nas últimas duas semanas mais três adolescentes foram mortos no município de São Gonçalo. Os casos serão pautas do encontro da Comissão de Assuntos da Criança e do Adolescente da Câmara dos Vereadores de São Gonçalo. No próximo dia 21 de maio o vereador Dr. Armando Marins vai realizar ainda na câmara uma audiência pública sobre violência sexual contra crianças e adolescentes no município. Representantes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente estarão presentes, entre outros.
Comissão de Segurança Pública se manifesta
Após a leitura do discurso de Dr. Armando Marins, integrantes da Comissão de Segurança Pública solicitaram uma cópia do texto para distribuir no Batalhão de São Gonçalo e nas delegacias do município para exigir mais segurança e esclarecimentos sobre os crimes contra adolescentes. Após debaterem o assunto, os vereadores chegaram a conclusão da necessidade de criação de mais um batalhão em São Gonçalo.
O vereador Dr. Armando Marins não levantou apenas a questão da segurança, mas se comprometeu a ajudar Gilciléia buscando apoio psicológico gratuito para ela e para o filho de 10 anos, além de creche pública para a filha mais nova, de apenas 03.
”Mais uma vez ratificamos que esse mandato não virará as costas para as constantes violações de direitos que se manifestam ou que venham por ventura se manifestar, seja em âmbito, municipal, estadual ou nacional. Nosso compromisso é com a vida, com a construção de sociedade saudável na concepção plena desse conceito”.
Violência contra crianças e adolescentes é pauta na Câmara
Reviewed by
Dr. Armando Marins
on
18:51:00
Rating:
Nenhum comentário :