Vereador Dr. Armando Marins apresenta propostas para melhorar a qualidade de vida dos idosos em São Gonçalo
O Jornal Nacional exibiu na edição do último sábado (04), uma reportagem sobre as melhores cidades para se viver na terceira idade. No Estado do Rio de Janeiro, a nossa vizinha Niterói aparece no ranking. Os critérios avaliados foram: cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento, entre outros.
De acordo a pesquisa “os brasileiros de todas as idades estão interessados em cidades de melhor distribuição de renda, com menores índices de violência, em um trânsito menos violento, e com melhor expectativa de vida. Além disso, tendo em vista o potencial que chuvas extremas têm de causar transtornos para suas vidas nas cidades, seria preferível que essas não ocorram com tanta freqüência.”
O presidente da Comissão de Assuntos da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e do Deficiente da Câmara de São Gonçalo, vereador Dr. Armando Marins, propôs no início de fevereiro, sete Projetos de Lei que visam elevar a qualidade de vida na cidade para os idosos. Ele justifica: “A nossa população está vivendo mais, por isto é necessário que o poder público tenha políticas que contemplem as necessidades desta parcela da população, a fim de proporcionar à ela uma vida tranqüila e saudável,” explicou o vereador.
Os projetos de lei apresentados este anos são: o que determina o prazo para agendamento de consultas e procedimentos médicos nas unidades de saúde pública e privada, quando o paciente for pessoa idosa, quando for pessoa com deficiência e gestante; o que autoriza o Poder Executivo a criar o Centro de Apoio à Pessoa Idosa – CAPI, no âmbito do município de São Gonçalo; o que proíbe a utilização da utilização da identificação biométrica de idosos e pessoas com deficiência com mobilidade reduzida no transporte público municipal; o que prevê a demarcação de paradas de ônibus especiais para atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; o que dispõe sobre o estabelecimento de percentual mínimo de trabalhadores idosos nos quadros funcionais das empresas prestadoras de serviços ao poder público municipal e privadas estabelecidas no município de São Gonçalo e por fim os que instituem: no âmbito do município de São Gonçalo a lei municipal de acessibilidade o serviço especial de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel e taxímetro (táxis) para atender as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Os sete projetos serão levados ao plenário, em sessão ordinária, para serem apreciados pelos vereadores. Se aprovados eles seguem para a sanção do prefeito e se tornam leis, caso não haja nenhum veto por parte do executivo.
Vereador Dr. Armando Marins apresenta propostas para melhorar a qualidade de vida dos idosos em São Gonçalo
Reviewed by
Dr. Armando Marins
on
13:38:00
Rating:

Nenhum comentário :